Mais de 50 Agregados dos 3 núcleos de Osasco, Marília e Barretos participaram do Retiro Anual dos Agregados Externos da Congregação de Jesus Sacerdotes (CJS). O momento de encontro pessoal com Deus aconteceu de 13 a 15 de setembro de 2024, na Casa de Encontros da Cidade de Maria em Barretos-SP. Foram três dias de reflexão e meditação sobre a espiritualidade e o carisma da congregação.
“Espírito da Congregação”, livro escrito pelo fundador da CJS, Pe. Mário Venturini, para ser vivido por todos os membros da congregação, foi usado nas reflexões do pregador do retiro, Pe. José Antônio de Sousa, delegado da Congregação para o Brasil e pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Barretos.
No domingo de manhã, Pe. Ângelo Fornari apresentou a “Voz do Fundador”, uma Exortação de Pe. Mário Venturini, na qual o padre fundador, de viva voz gravada exortava os seus padres a viver intensamente o carisma da congregação. Este foi um dos momentos mais esperado e apreciado pelos agregados.
Durante a homilia da Santa Missa de encerramento do retiro, Pe. José Antônio, destacou a confiança inabalável do Profeta Isaías no Senhor; seguir o testemunho no Salmo 114 “Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração”; lembrou que a fé, se não se traduz em obras, por si só está morta. E que o caminho do discípulo de Jesus segundo o Evangelho de Marcos, “é renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir, pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la” (Mc 8,27-35).
Ressaltou ainda, a importância e o valor da Devoção a Maria, Mãe do Sacerdote, cuja festa é celebrada no dia 15 de setembro. “Essa devoção era muito querida e amada pelo nosso Fundador, Pe. Mário Venturini.”, disse.
Em seguida o agregado Tadeu Vicentini recebeu as Promessas Definitivas; e oito agregados do núcleo de Barretos, receberam as Primeiras Promessas. São eles: Luciana Aparecida Damas, Giuliano Estevam da Silva, Aparecida Fátima Simão de Lima Araújo, José Rodrigues Araújo, Áurea Aparecida Domingos Mora, Júlio César Mora, Adriana Cristina De Souza Medeiros e Marcelo Ferreira Medeiros.
O Retiro encerrou com o almoço festivo, no qual todos se despediram, voltando para as suas casas com o coração cheio do amor de Deus e o desejo de rezar cada vez mais e melhor pela Santificação dos Sacerdotes.