O 7 de Março: Dia da Inspiração da Obra.

No dia 07 de março, celebramos em comunhão com toda a nossa Congregação, o dia que ficou marcado em nossa história institucional como o “Dia da Primeira Ideia”, assim chamava o nosso fundador. Era o dia 07 de março de 1912, quando Pe. Mário Venturini (com apenas dois anos de sacerdócio!) diante do quadro de Jesus Agonizante no Horto das Oliveiras (quadro este ganhado de seu próprio pai, no dia de sua ordenação sacerdotal), teve a “primeira ideia” em fazer algo em reparação por aqueles que Jesus mais amava e que dormiam, quando o Senhor pedia que vigilasse e orassem. Houve Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário, com a presença dos paroquianos e nossos agregados do núcleo de Barretos.

Além da recordação do “Dia da Inspiração”, celebramos ainda no mês de março: aniversário da Páscoa Definitiva do nosso Fundador, Pe. Mário Venturini( (18 de março); Solenidade de São José (19 de março), a quem Pe. Venturini tinha uma especial devoção; 25 de março a Solenidade da Anunciação a Nossa Senhora – Jesus se faz Sacerdote assumindo um corpo humano, como o nosso. (este ano devido a semana santa, será em 08 de abril).

Ano sabático dos padres hóspedes e equipe terapêutica. 

No dia 7 de março, houve a apresentação da Equipe aos padres que vieram fazer o período sabático conosco neste ano 2024. São quatro sacerdotes. Após o encontro houve em nossa Capela a Celebração da Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Milton.

Em nossa comunidade de Barretos, temos um trabalho bem específico de nossa carisma; acolhemos sacerdotes para um período sabático terapêutico:
O Estilo da nossa proposta para este período é formarmos uma pequena família sacerdotal, convivendo com a comunidade religiosa da Congregação os momentos de oração, refeição e lazer. Compartilhamos as celebrações na Capela da casa onde a Adoração Eucarística cotidiana é proposta como marco espiritual. Além da Celebração Eucarística, as Laudes, Hora Média e Vésperas são momentos de oração que favorecem a celebração da Palavra de Deus. Tudo é proposto e realizado num clima de liberdade e corresponsabilidade.

Critérios de admissão:

• O trabalho que oferecemos aos padres é antes de tudo de ressignificação existencial e ministerial. Vale destacar que a casa não é clínica, mas um lugar familiar, onde o pequeno grupo de presbíteros procura uma experiência de formação, orientação e crescimento.
• Queremos oferecer aos sacerdotes, que por qualquer motivo o queiram, a possibilidade de ter um período de formação espiritual, psicológica e relacional.

A Equipe:
Conseguimos estruturar uma equipe de acompanhamento, mínima e estável:
1- Um sacerdote da Congregação, diretor da Casa, é responsável pelos primeiros contatos com os superiores eclesiásticos e os interessados. Acolhe e acompanha o sacerdote acolhido durante a experiência, tem encontros semanais com o grupo (lectio divina, avaliação e programação da semana), mantém contato com os superiores, além de diálogos periódicos individuais.
2- Uma psicóloga (fiel leiga), dotada de experiência e com um carisma específico para com os padres, é responsável pela terapia individual, semanalmente.
3- Um padre (diocesano) psicólogo para os encontros de terapia de grupo, a cada quinze dias.
4- Um diretor espiritual (padre diocesano) disponível para encontros semanais em grupo, diálogos pessoais e, quando procurado, também para o Sacramento da Reconciliação.

Outras notícias:

Em 10 de fevereiro celebramos os 44 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Costante. Além do bolo em casa, houve a Santa Missa no Santuário do Rosário e uma confraternização para todos, após a Santa Missa.

No dia 17 de março, Pe. José Antonio, celebrou 51 anos de vida. Houve um almoço em casa, com a presença dos padres que estão conosco neste ano, do Bispo Dom Milton, da nossa colaboradora Tânia (psicóloga) e da Dona Maria, mãe do Pe. José Antonio

Na Paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, foram colocado os painéis solares, para a produção de energia, economizando assim as despesas. Estamos preparando também o 12 almoço com Pe. André (será no dia 07 de abril). Este almoço serve para angariar fundos para a causa da Beatificação do Servo de Deus Pe. André Bortolameotti.

Os preparativos para a 25a Festa Italiana já começaram. Foram confeccionados todo o macarrão que será utilizado, o Nhoque e começará nos próximos dias a lasanha. As crianças já começam também o ensaios das danças típicas.

Com o Domingo de Ramos iniciamos com toda a Igreja a Semana Santa. As celebrações bem preparadas com uma boa participação de fiéis.