Revista Voz Amiga | Volume 32 | Nº 1 | Ano 2022


 

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

leitores e leitoras de nossa Revista Eletrônica Voz Amiga;

desejo que a esperança da vida nova trazida por Jesus Sacerdote,

esteja presente com você, bem como com toda a sua família!

 

Arquivo Pessoal da Congregação de Jesus Sacerdote – Padre Pio Milpacher, CJS.

Neste número de nossa Voz Amiga, os artigos têm um tema que não poderíamos deixar passar despercebido. Este tema acaba se tornando também uma dedicação e homenagem mais do que merecida ao nosso querido e saudoso Pe. Pio Milpacher.

Pe. Pio faleceu na Santa Casa de Misericórdia de Marília (após 13 dias de internação), no dia 05 de novembro de 2021, às 18hs:50min de insuficiência respiratória aguda e pneumonia bacteriana. Estava com 98 anos, 7 meses e 9 dias de vida.

Coluna robusta e alicerce da congregação no Brasil.

Arquivo Pessoal da Congregação de Jesus Sacerdote – Padre André e Padre Pio Milpacher, CJS.

O Pe. Pio e o Servo de Deus Pe. André Bortolameotti, foram duas colunas importantíssimas para a nossa missão e presença no território brasileiro. Chegaram no Porto de Santos em dezembro de 1967 (54 anos atrás) e se fixaram inicialmente na capital paulista. Sabemos pelos relatos de nossos coirmãos italianos residentes no Brasil (agora temos somente Pe. Ângelo entre nós, os demais aqui são brasileiros): que se estamos aqui hoje devemos muito a insistência e a perseverança do Pe. Pio. E por que não também devido a sua santa teimosia?

Arquivo Pessoal da Congregação de Jesus Sacerdote – Padre Pio Milpacher, CJS.

Homem de perspectivas e de visão ampla, otimista como caráter, exigente consigo mesmo, homem de oração e consequentemente de Deus. Preocupado para que todos pudessem viver com dignidade e comprometidos com o Reino de Deus. Pároco zeloso e trabalhador! Sua preocupação enquanto pároco em Marília e Osasco era que ninguém ficasse de fora. Na comunidade sempre tem lugar para mais um. Usava até mesmo uma linguagem figurativa para designar a Igreja de Cristo: uma arca! Como a arca de Noé: tem lugar para todos!  

 

 

Sempre missionário!

Arquivo Pessoal da Congregação de Jesus Sacerdote – Padre Pio Milpacher, CJS.

Seu impulso missionário sempre esteve presente enquanto manteve o uso da consciência (nos últimos anos de sua vida, não sabemos até que ponto era consciente!) Queria ter ido também levar a nossa Congregação para o Continente Africano. Porém, o número reduzido de membros não permitiu realizar esse desejo do Pe. Pio. Quem sabe, agora do céu, ele interceda para que possamos avançar para águas mais profundas e colaborar com a nossa pequenez para uma presença em outros continentes?

Foto divulgação.

Pe. Pio como sacerdote ofereceu sua vida pela santificação dos padres. Seu testemunho de vida, de uma pessoa profundamente comprometida com o Reino de Deus, certamente ajudou não só os padres, mas também àqueles e àquelas que o conheceram ou conviveram com ele. E ao partir para a Casa do Pai, deixa para nós uma herança testemunhal de que é possível consumir nossas vidas por Deus e pelo Seu Reino.

 

 

Sua última oferta.

Arquivo Pessoal da Congregação de Jesus Sacerdote – Padre Pio Milpacher, CJS e a Comunidade de Marília.

Sua presença nos últimos de sua existência em nossa comunidade de Marília foi edificante para todos. Passava horas na capela, seus lábios sempre balbuciavam algumas palavras, entendíamos que estava sempre em oração. Ele esqueceu praticamente de todos e de tudo o que ele fez, porém, nunca se esqueceu que era sacerdote. Todas as vezes que perguntávamos o nome dele, ele dizia: Sou Padre Pio.

Os irmãos da comunidade de Marília não mediram esforços para dar toda a assistência que ele necessitava pelos limites da idade. Sempre disponíveis e generosos, sem jamais perder a paciência. Lucas nosso noviço, que estava sempre mais próximo dele uma vez disse: Não importa que ele (Pe. Pio) não nos reconheça mais. O que importa é que nós sabemos quem ele é. Acredito que estas palavras dispensam comentários.

Hoje, os restos mortais de Pe. Pio se encontram no túmulo construído para ele dentro do Santuário de São Judas em Marília. Santuário este idealizado e construído graças ao seu empenho de bom pastor. Não só conseguia recursos vindos da Itália, mas, fazia com que toda a comunidade paroquial se empenhasse em diversas atividades para arrecadar recursos econômicos. Com certeza um homem motivador e incentivador!

Cremos pela nossa fé que Pe. Pio está vivendo a felicidade da vida plena na eternidade! De lá ele olha e intercede por nós: para que sejamos também homens e mulheres de boa vontade; sabendo aproveitar da vida para fazer o bem aos nossos irmãos e irmãs.

 

 

 

Um testemunho que nos impulsiona para a missão!

Queridos irmãos e irmãs inspirados pelo exemplo do padre Pio, somos desafiados a continuar “navegando mar adentro” no seguimento de Jesus e na prática das virtudes necessárias para uma vida conforme as exigências do Evangelho, para que assim, mesmo em meio às tempestades da vida, tenhamos sempre a certeza de que não estamos sozinhos, mas, o Senhor está presente no barco de nossas vidas.

Arquivo Pessoal da Congregação de Jesus Sacerdote – Padre Pio Milpacher, CJS.

Por isso, o caminho se faz caminhando! É belo poder parar e olhar o caminho percorrido render-nos conta de que encontramos dificuldades, mas ao mesmo tempo constatar que não faltaram as forças necessárias para dar continuidade ao percurso que nos é proposto. Olhemos com esperança para o futuro, não estamos sozinhos. Estamos juntos, e juntos somos mais, juntos formamos o povo, a família de Deus.

Em nome de nossa pequena família religiosa, quero desejar a todos e a cada um de vocês uma Santa e Abençoada Páscoa no Senhor Ressuscitado. Que de fato seja este um momento de comunhão e celebração em família. Deus abençoe a todos!

Fraternalmente,

 

 

 

Clique aqui para baixar este artigo em PDF

 

 

Por Padre José Antônio de Sousa, CJS. 

Delegado do Superior Geral da Congregação de Jesus Sacerdote para Brasil

 

Fonte: Revista Voz Amiga