Aconteceu do dia 25 ao dia 29 de julho, o retiro dos aspirantes de nossa congregação. O encontro ocorreu em Barretos, no sítio da nossa agregada Maria do Carmo que gentilmente colocou a disposição o espaço para a realização do retiro. Foram dias de intensa espiritualidade e de fraterna convivência, sob a orientação e pregação do Padre Adenilson, CJS e contando também com a colaboração preciosa dos nossos agregados de Barretos, na logística do encontro. Participaram desse momento os aspirantes das nossas duas casas, tanto de Marília como de Osasco.
No primeiro dia, houve a definição da estrutura do retiro, e a organização dos espaços celebrativos, e ás 17h30 aconteceu a missa de abertura do encontro, onde padre Adenilson expôs em sua homilia que o retiro seria um momento propício de reflexão, assim como um momento de convivência entre todos.
No segundo dia, houve dois momentos de reflexão que colocaram em evidência o Coração de Jesus. Primeiramente, propondo a busca por conhecer o Coração de Jesus, refletindo as alegrias e as tristezas do Cristo, e no segundo momento foi apresentado o convite de Jesus aos seus discípulos: ter um coração igual ao dele. No final da tarde foi celebrada a Santa Missa, na qual todos puderam partilhar um pouco da sua experiência de retiro, e após o jantar foi realizado o momento celebrativo mariano: As sete alegrias de Maria.
No terceiro dia, pela parte da manhã, padre Adenilson em sua pregação exortou a assemelhar o coração, ao Coração de Jesus, e na parte da tarde aconteceu o momento penitencial, onde todos puderam ter o encontro com Jesus Misericordioso através da confissão, e esse momento foi realizado na Cidade de Maria, na comunidade dos Dehonianos.
Como de costume, foi realizada a Santa Missa as 17h30, e após o jantar foi realizada a Via-Sacra, em intenção de todos os sacerdotes, foi um momento muito proveitoso de oração e de reflexão sobre as realidades que o mundo nos apresenta, principalmente as mais difíceis.
No quarto dia, quinta feira, o padre trouxe para os momentos de pregação, a temática do filho pródigo; foram momentos de revisão de atitudes e de profunda reflexão sobre como na vida, pode-se apresentar as atitudes dos dois filhos, esquecendo assim o amor misericordioso do Pai. Na parte da tarde aconteceu a Missa de Encerramento do retiro, pois os momentos que vieram após, foram momentos reservados para o lazer e para a convivência fraterna entre os aspirantes e os agregados de Barretos. Já na missa, alguns agregados fizeram-se presentes, enriquecendo assim o momento celebrativo, onde tanto os aspirantes como o padre Adenilson puderam partilhar e celebrar as graças recebidas e vivenciadas durante o retiro.
Na noite da quinta já compondo os momentos de lazer, foi realizado um luau, onde participaram alguns agregados, assim como alguns amigos da congregação, foi um momento festivo e também orante, de partilha e de confraternização.
Na sexta feira, último dia do retiro, o dia começou com a Santa Missa, e logo após aconteceu à organização da casa, e depois se deu inicio a confraternização de encerramento do retiro, através de um churrasco preparado pelos agregados e pelos aspirantes, foi um momento familiar, para render graças a Deus, pelos dons recebidos e pela semana maravilhosa que terminava.
Deve-se também ressaltar a grande contribuição dos agregados no que se refere a logística do encontro; ajudaram, cozinharam, arrumaram. Assim como a criatividade dos aspirantes que junto com o padre Adenilson, organizaram e realizaram a semana de retiro.
Também foram significativos os pequenos momentos de oração, sejam pessoais, como comunitários, como a oração das horas, e a lectio divina. Sem esquecer os oportunos momentos de troca de experiências que aconteciam durante as refeições. Uma verdadeira experiência familiar.
Sem mais acrescentar, a Providência Divina, que tanto acompanha este pequeno rebanho, providenciou este momento propício de escuta e vivencia da palavra de Deus, e, portanto, cabem aqueles que receberam tamanha graça, manifestar os frutos! Cada um no tempo oportuno. Jesus, que é rico em Misericórdia, não cessará de ajudar, e de dizer: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.” (Mt 11, 28-30)