Segundo o site da diocese de Barretos:

Na manhã do dia 08, no auditório da cúria diocesana, foi instalado o Tribunal de Inquérito Diocesano que irá ouvir os testemunhos acerca do Servo de Deus Padre André Bortolameotti, a fim de dar continuidade no processo de sua canonização. Cerca de 60 pessoas participaram da solenidade de abertura, entre padres, religiosos e religiosas, e leigos.
O chanceler do bispado e notário da primeira sessão, padre Luís Fernando Nascimento, fez a leitura da carta da Congregação para as Causas dos Santos o “Nihil Obstat”, em que ela comunicou o bispo diocesano que da parte da Santa Sé não existe nenhum obstáculo para a introdução da Causa e o decreto de Dom Milton no qual ele introduzia o processo e o decreto com o qual o prelado ordenava o início do inquérito e constituía os membros do Tribunal.
Depois de constituído, os membros, padre Raphael Morais – Delegado Episcopal, padre Thiago Reis – Promotor de Justiça, Fernando Rabelo – Notário Atuário, e Matheus Silva – Notário Adjunto, juntos ao bispo diocesano, a postuladora da causa, Lucila Castro, e o vice-postulador, padre Costante Gualdi, fizeram o juramento. Durante a promessa, Dom Milton e os padres colocaram as mãos sobre o peito, e os leigos sobre os Evangelhos.
A missão do tribunal é ouvir, a partir do dia 22 deste mês, os testemunhos das pessoas que moram no Brasil e conviveram com o Servo de Deus para ser anexado ao dossiê que será enviado à Santa Sé.
Padre André morreu aos 90 anos e pertencia à nossa Congregação de Jesus Sacerdote, responsável pela Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário em Barretos. Italiano de Vígolo Vattaro, viveu muitos anos no Brasil e deixou uma marca muito significativa na cidade e nos corações dos barretenses. Um de seus legados é a construção da Casa de Apoio Madre Paulina que recebe e acolhe pacientes e acompanhantes do Hospital de Câncer de Barretos.