Ir. Pedro, Mário, Michael, Jhonatas, Danilo, André, Padre José Antonio

Aconteceu de 16 a 21 de dezembro, uma semana vocacional onde cinco vocacionados a vida religiosa (André, Danilo, Jhonatas, Mário e Michael) , puderam vivenciar de perto o dia-a-dia de um seminário, na Casa de Jesus Sacerdote em Marília. Este encontro foi destinado aos jovens que traziam consigo a inquietude vocacional para ser Padre ou Irmão na Congregação de Jesus Sacerdote.

Foi também um excelente momento para aqueles que desejavam conhecer um Instituto de Vida Consagrada, especificamente a Congregação Jesus Sacerdote. O objetivo deste encontro foi a nossa aproximação e também para que conhecêssemos melhor a Congregação, um primeiro passo para o conhecimento da vida de Pe. Mário Venturini e da história da Congregação até os dias de hoje.

Foi uma possibilidade de viver momentos intensos de espiritualidade para o aprofundamento da fé e do discernimento do chamado que Deus nos faz. Um momento de integração com um grupo de rapazes de diversas partes, culturas, costumes e com um único objetivo, o seguimento de Jesus. Tivemos a possibilidade de trocar experiências de fé e de vida, bem como conversar sobre nossas inquietudes vocacionais.

A Convivência Vocacional fecha o Ciclo dos encontros vocacionais que tivemos ao longo deste ano, e após meses de acompanhamento, estes cinco vocacionados decidiram fazer essa experiência mais profunda.

Foram dias intensos com palestras no período da manhã, dentre elas, temas que fazem parte de uma vida fraterna como: Comunidade com  Pe. Adenilson, Pastoral com  Pe. Edson, Oração com o Pe. Márcio, Testemunho Vocacional com Irmão Ronaldo e uma palestra motivacional com a Coach e Pedagoga Amanda. Assim como o aprofundamento da dimensão humano-afetiva, com a orientação do Promotor Vocacional, o Irmão Pedro Paulo Espírito Santo, ou seja, temas específicos que auxiliaram no crescimento e no discernimento vocacional dos jovens.

No período da tarde foram realizadas oficinas vocacionais onde foram partilhados assuntos relacionados às reflexões tratadas na manhã do mesmo dia, assim os vocacionados puderam partilhar suas experiências sobre os assuntos refletidos.

Durante a manhã da quinta-feira, houve o trabalho na casa (ora et labora), especificamente no jardim, momento que não está longe da realidade de uma vida seminarística, pois o trabalho edifica o homem, feito com amor, auxilia no amadurecimento e no crescimento espiritual.

Já a noite foi um período dedicado aos momentos de espiritualidade, sendo um dia para, a via-sacra, outro para o terço e por último a adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos esses que reabastecem nosso espírito nos dando perseverança no caminho.

No último dia foram realizadas conversas com o Delegado do Superior Geral para o Brasil, padre José Antonio, juntamente com o Promotor Vocacional, Ir. Pedro e os vocacionados. Foi o momento onde cada um, motivado pelo Espirito Santo, reafirmou o seu desejo e vontade de entrar para a congregação. E ao final desse processo de discernimento vocacional, todos os pedidos foram aprovados.

Para fechar o encontro, na noite de sexta-feira aconteceu o momento de confraternização, com a Noite Cultural, onde padres, seminaristas e vocacionados puderam comemorar os novos aspirantes indicados para ingressarem no seminário em janeiro de 2019, momento de muita festa e júbilo por aqueles jovens que deram o seu sim e agora concretizam esse desejo vivenciando de forma integral a vida em fraternidade na Congregação de Jesus Sacerdote.

Oremos por esses cinco vocacionados e também por aqueles que vão iniciar o processo de acompanhamento vocacional no próximo ano, para que perseverem no caminho que escolheram, e que a vontade do Pai prevaleça sempre.

“A messe é abundante, mas os operários, pouco numerosos; pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe” (Mt 9, 37-38).

Por André Carlos Carvalho e Danilo Monteiro.

Acompanhe as fotos de alguns momentos do encontro: