CNBB Lança Coleta Nacional para o XVII Congresso Eucarístico Nacional

0
1069

Segundo o Site do Congresso Eucarístico Nacional:

A Igreja Católica em todo o Brasil se une a Arquidiocese de Belém nos preparativos finais para o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), por meio de campanhas de divulgação e a Coleta Nacional em benefício ao CEN2016, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, a partir da solicitação da Arquidiocese de Belém do Pará, foi convocada a Coleta Nacional em benefício do XVII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizada no 11º Domingo do Tempo Comum, dias 11 e 12 de junho de 2016. Trata-se de um convite para as Dioceses, Prelazias e Comunidades eclesiais de todo o Brasil, para que possam contribuir ativamente com a realização do Congresso.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, comenta o quão importante será a campanha em prol do CEN2016. “O resultado da Coleta será destinado ao custeio das despesas do Congresso Eucarístico. Se em ocasiões anteriores foi fundamental e bem recebida a participação de todo o Brasil, mais ainda se faz agora necessária, pelas dificuldades encontradas pela própria Arquidiocese no enfrentamento de todas as despesas”, afirma Dom Alberto.

Mas o sentido de comunhão não é de hoje, pois todos os católicos do Brasil foram convidados pelo Santo Padre Papa Francisco no ano de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de janeiro, em convocou do Episcopado brasileiro para um olhar especial para Amazônia. “Há um ponto sobre o qual quero deter-me e que considero relevante para o caminho atual e futuro não só da Igreja no Brasil, mas também de toda a estrutura social: a Amazônia. A Igreja está na Amazônia, não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam. Desde o início, a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas, sacerdotes, leigos e bispos, e lá continua presente e determinante no futuro daquela área. Mas fazem falta formadores qualificados, especialmente formadores e professores de teologia, para consolidar os resultados alcançados no campo da formação de um clero autóctone, inclusive para se ter sacerdotes adaptados às condições locais e consolidar por assim dizer o ‘rosto amazônico’ da Igreja. Nisto lhes peço, por favor, para serem corajosos, para terem parresia!” Papa Francisco.

É com essa reflexão do santo padre que a CNBB convocou a coleta Nacional para CEN2016, que acontecerá na Arquidiocese de Belém de 15 a 21 de agosto. A carta enviada para todas as Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e Comunidades eclesiais de todo o Brasil é assinada pelo Arcebispo de Brasília (DF) e Presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, seu Vice-Presidente e Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília (DF).

Carta da CNBB na íntegra: Carta-aos-Bispos-Coleta-Congresso-Eucarístico