Caríssimo/a Leitor/a de Voz Amiga,

Estamos nos aproximando mais uma vez do final de ano. Tempo de revisão da caminhada feita e programação para um novo ano que se inicia. Com certeza neste ano que termina, temos tantas coisas para agradecermos pelos inúmeros benefícios que o Senhor preparou em nossas vidas, seja a nível pessoal, familiar, social, eclesial, comunitário…

Tivemos a alegria com toda a Igreja de celebrar o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, que se encerrou a poucos dias. Precisamos lembrar que a misericórdia, como ação concreta não se extingue e nem se limita dentro de um ano inteiro. As obras de misericórdia, somos convidados a praticá-las sempre. Deus apresentará a nós situações em que poderemos aplicar as nossas obras, sejam elas espirituais ou corporais.

Dentro deste clima de final de ano, celebramos também como “Obra do Coração de Jesus”, como dizia o nosso fundador: Pe. Mário Venturini, mais um ano de existência.

São noventa anos de fundação! A Congregação de Jesus Sacerdote, foi fundada no dia 07 de dezembro de 1926. Embora, tenha sido “gestada” por 14 anos, desde o dia 07 de março de 1912, quando Pe. Mário Venturini contemplando o quadro de Jesus Agonizante no Horto, teve a primeira “Ideia” (primeira inspiração em fazer algo pela sua santificação pessoal, bem como de todos os sacerdotes).

Procurando o significado de Bodas dos 90 anos, encontrei que é chamada de Bodas de Álamo. “Álamoé uma árvore, de porte médio a grande, não é inferior a 12 metros quando adulta e chega a alcançar 30 metros de altura. É muito popular na Europa. Com qualidades ornamentais e crescimento rápido, ela é uma boa opção para o paisagismo em grandes áreas, principalmente ao longo de áreas de passeios, criando um belo efeito visual. Ela possui as raízes bem profundas. Rústico, o álamo se adapta bem a solos úmidos e resiste a curtos períodos de estiagem. Planta típica de clima temperado, suporta geadas e frio intenso (até -24ºC) e não tolera o calor tropical. ”

Neste aniversário de Congregação, o nosso desejo é que nossa Família Religiosa possa de certa forma ser como o álamo: com raízes profundas; adaptável em todas as realidades sacerdotais, onde somos chamados a estar presentes; ser alta o suficiente para indicar o céu aos que encontrarmos em nossa missão e acima de tudo possa através de nossas vidas e testemunho ser um “paisagismo” resplandecendo a beleza de Deus e de Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote do Pai.

Certamente vocês, amigos e amigas, agradecem conosco por esta data significativa e festiva. Pedimos orações para que possamos corresponder aos desejos do Coração Sacerdotal de Jesus!  Possamos todos nós perseverar com um amor sempre crescente por Cristo e por seu Reino Sacerdotal.

Deixo um espaço às palavras de nosso amado Fundador para que possamos deixar tocar o coração com os escritos do seu Diário pessoal: corria o ano de 1956 (08 de Dezembro – 30º Aniversário de Fundação), último aniversário da fundação que Pe. Venturini celebrou aqui na terra. A partir do ano seguinte (1957 – ano de sua morte), ele celebra no céu em comunhão com seus Filhos e Filhas aqui na terra; juntamente com todos os que nos conhecem e nos acompanham pessoalmente e/ou espiritualmente.

Padre Venturini, no dia 08 de dezembro, recorda o que tinha celebrado no dia anterior. A comunidade dos religiosos da Casa Mãe em Trento, havia preparado uma exposição de fotos para destacar os 30 anos de existência do Instituto. E assim, ele descreve a sua experiência pessoal naquele dia:

8 de dezembro de 1956 – Festa de Maria Santíssima Imaculada: “… E quanto contraste entre as imagens exteriores e a imagem interior! Cada vez que eu passava perto de certas fotografias, era uma nova reprovação. Vê? O que você diz? E agora, depois de dez, quinze, vinte, trinta anos…Se a Obra continua é só por amor, fruto, trabalho da Tua Bondade, ó Meu Deus! Que ao menos eu aprenda a não colocar obstáculos ao Teu Trabalho, ó meu Jesus. O meu dever é colocar todas as minhas pobres forças para ajudar Tua Onipotência…Misericórdia de mim, Salva-me!”

Nossa Congregação com humildade e reconhecimento ao grande amor e fervor que movia o coração de Pe. Venturini, pede ao Senhor que nos forme sempre mais no sentido de não sermos e nem colocarmos obstáculos no trabalho do Coração de Jesus para com os seus padres; e nem estrague esta “Obra” que confiada hoje após 90 anos de fundação, às nossas miseras pessoas!

Aproveito do ensejo para desejar aos nossos amigos e amigas de Voz Amiga um Feliz, Santo e Abençoado Natal no Senhor! Jesus no seio de Maria Santíssima assume a nossa fragilidade humana, mas é também no mistério da encarnação de Deus, que o próprio Filho do Pai, assume o seu ser Sumo e Eterno Sacerdote para a humanidade inteira, para a glória de Deus Pai e para a salvação de todos nós!

Feliz e abençoado Ano Novo de 2017! Um ano jubilar também para a nossa realidade de Congregação no Brasil: em dezembro de 2017, celebraremos com a graça de Deus os 50 anos da presença de nossa Família Religiosa em terras brasileiras! Mas, sobre isso teremos outas ocasiões para partilharmos com vocês.

Deus nos abençoe a todos!

 

Pe. José Antonio de Sousa, cjs

Delegado do Superior geral para o Brasil